É hoje farei a 10a sessão de radioterapia, graças a Deus, e não é que esta passando rápido.
A minha pele esta vermelha, mas não esta ardendo nem me incomodando, estou passando a noite o creme betametasona e a pela manhã uso o hidratante Rd Care, eu percebi que depois que comecei usar o betametasona melhorou bastante a sensibilidade, também estou usando top de algodão que é bem mais confortável, sem mais reações até o momento.
O atendimento da clínica COJ é muito bom e também não tem atraso, como algumas amigas do peito tiveram problemas com atraso estava esperando também ter esse problema, ainda bem não estou tendo.
Olha a máquina da radioterapia e o que é para quem não conhece.
Radioterapia é o tratamento de doenças através do uso de radiações. Pode ser utilizada para o tratamento de algumas doenças benignas, mas sua utilização se concentra no tratamento do câncer, com finalidade de destruir as células tumorais permitindo a cura ou alívio de sintomas relacionados à doença. Avanços tecnológicos recentes permitiram transformar a radioterapia em um tratamento seguro e eficiente, que é utilizado atualmente em aproximadamente metade dos pacientes com câncer.
MODALIDADES DE RADIOTERAPIA
A Radioterapia pode ser dividida em duas modalidades: teleterapia e braquiterapia. Na teleterapia a fonte de radiação encontra-se fora do paciente e a radiação penetra no corpo através da pele, atingindo a área que abriga a doença. Técnicas de planejamento do tratamento computadorizadas permitem concentrar com precisão a dose de radiação no local do tumor, poupando ao máximo estruturas sadias vizinhas. A teleterapia é a modalidade utilizada na maioria dos pacientes, e o COJ está equipado, para tal, de um moderno acelerador linear. Na braquiterapia, pequenas fontes de radiação de curto alcance são colocadas pelo radioterapeuta dentro ou nas proximidades do tumor, permitindo atingir altas doses de radiação em volumes bem definidos, permitindo o tratamento eficiente de alguns tipos de tumores. Ambas as modalidades podem ser combinadas, como no caso de alguns tumores ginecológicos.
ETAPAS DA RADIOTERAPIA
Todos os pacientes encaminhados à radioterapia passam por uma primeira consulta com o médico radioterapeuta responsável pelo tratamento. Nesta consulta, a necessidade da radioterapia é avaliada e o médico decide o local a ser tratado, a modalidade de radioterapia mais indicada, a dose que será aplicada e o número de dias de tratamento. Após a avaliação inicial é agendado o planejamento do tratamento. Conforme a necessidade, o médico poderá optar por um planejamento computadorizado tridimensional, feito com base em imagens de tomografia computadorizada realizada especialmente para o tratamento, ou por planejamento convencional, realizado sem a necessidade de uma tomografia especial. Em ambos os casos o físico especializado em radioterapia realiza os cálculos da dose que deverá ser aplicada, e após aprovação médica, o tratamento é iniciado. A radioterapia normalmente é realizada em cinco sessões diárias de aproximadamente dez minutos cada, de segunda a sexta, por um período que varia, conforme o caso, de duas a oito semanas. Durante as aplicações todos os pacientes passam por avaliações semanais com o radioterapeuta com o objetivo de permitir um tratamento com o mínimo de efeitos indesejados. Além da avaliação médica, os pacientes podem receber, conforme a necessidade, cuidados de enfermagem, fisioterapia, odontológicos e acompanhamento psicológico.
Que bom :-)
ResponderExcluirAinda bem que para já tudo esta bem :-) Que continue assim!!!!
Eu estou apreensiva qt á radioterapia... como faço muitas alergias estou receosa... m
Mas fico feliz quando leio estemunhos como o teu :-)
Beijinhos e Força!!!
QUE BOM TER NOTÍCIAS BOAS!!!
ResponderExcluirEM BREVE MAIS UMA ETAPA VENCIDA!!!!
FIQUE COM DEUS, BJS.
Oi Marisa! Que bom que está tudo caminhando bem. Uma dica durante as sessões de rádio é fazer compressas com chá ou flor de camomila (pelo menos 3 vezes ao dia, pois a camomila tem finalidade anti-inflamatória e relaxante celular. Um beijão!
ResponderExcluirOi Marisa!!! Então, fiquei feliz em ler seu otimismo com a radio, tem q ser assim mesmo!!! Essa faixa que estou usando é para não deixar a protese subir, mas judia muito...fiz uma adenomastectomia bilateral com reconstrução imediata, mas se soubesse que doía tanto teria insistido em não colocar a protese, mas agora ja foi né, vou ter que me acostumar...
ResponderExcluirvc tem protese? ainda não sei q tratamento terei q fazer, mas é muito bom ler relatos com o teu...bjoooooooo
Oi Marisa... 10 sessão... VIVA!!
ResponderExcluirEstás á vencer rapidinho viu??
Só de ver essa máquina de radio me dá um sentimento de solidão... Tenho aquela sensação de quando vamos á escola pela primeira vez e que nossa mãe nos deixa sozinhos com um monte de coisa estranha!! Era essa minha sensação!!
Força minha amiga continuo em preces por ti!!
Oi minha amiga!! Como estão as coisas por aí??
ResponderExcluirPassando para lhe deixar um beijinho curativo para ti!!
Fique com Deus, continuo aqui em oração!!
Oi Marisa
ResponderExcluirQue bom saber que a radioterapia não é tão ruim assim...
Eu também terei que fazer...
Continue na luta, amiga.
Logo nós estaremos comemorando a vitória!
Um grande beijo.