quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Docetaxel

Não preciso nem dizer, que de doce só tem o nome Docetaxel, é este o nome da quimio que fiz e tenho mais três para fazer. Ela me enganou, já tinha passado três dias da aplicação pensei que já não teria mais reações, até então só tinha tido duas noites de insônia e um pouco de alergia, mais daí que começaram as dores de cabeça, abdominal, estomago, tornozelos, garganta, ouvido. A boca e garganta ficaram muito secas eu tinha que beber água toda hora inclusive durante a noite, deu também uma canseeeira!!! Agora já estou bem melhor  graças a Deus, só a garganta que ainda esta doendo um pouco. Ontem tive consulta com a onco relatei todas as reações então ela me passou uma listinha de remédios que poderão ajudar a controlar as reações dos próximos ciclos e também mudou o intervalo entre os ciclos de 21 para 28 dias para que eu possa me recuperar melhor e para que não tenha problema com os glóbulos branco.
Eu acredito que o meu corpo reagiu tanto assim porque já estava “acostumado” com a vermelha e como esta é diferente tive muitas reações e que na próxima estarei um pouco mais preparada. Não tive enjôos e náuseas, mas já cheguei a pensar será que não seria melhor se tivesse tido náuseas do que essas novas reações?! Será?! Não tem jeito, nós seres humanos nunca estamos satisfeitos, sempre reclamando!! Se esta sol, esta muito calor!! Se chove, reclama também. Rsrsrs.
A vida nos dá a oportunidade de aprendermos todos os dias para o nosso crescimento como pessoas, e que não reclamemos das situações que estamos vivendo, se olharmos para o lado, bem do nosso lado tem alguém que pode estar passando por uma situação bem pior, então não devemos reclamar. Olha só agora vejo que as náuseas até que não eram tão ruins assim.    
Que Deus derrame uma chuva de bênção sobre todos nós e nos de sabedoria para viver a vida sempre com muito amor.

24 comentários:

  1. Marisa, querida.
    Continue firme e forte porque a nossa história é linda!
    Estamos tendo a oportunidade da renovação completa!!!
    Fica firme, com sabedoria, fé e serenidade!
    Beijos com amor,
    Sa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Docetaxel, also called Taxoltere metro, a semisynthetic side-chain analogue of taxol differing at two positions in its chemical structure, is an inhibitior of microtubule disassembly (IC50 = 0.2 μM). And it inhibits cell replication (IC50 = 0.13 μM). Docetaxel

      Excluir
  2. Pois esse e o nome da minha proxima quimio: a DOC. Por aqui eles dizem que os sintomas costumam ser mais leves que as que levei ate agora. Acho que cada pessoa tem reaccao diferente.
    Muita força e vou acompanhar o teu blog e transmitir muito pensamento positivo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marisa.

    Obrigada pelas doces palavras.
    A recíproca é verdadeira.
    O Coisinha ruím trouxe alguma dor.
    Mas com certeza somos seres humanos, bem melhores hoje, e isso é o mais importante.
    Beijos

    Wilma

    ResponderExcluir
  4. Marisa

    A quimio que fiz foi com o Docetaxel( taxotere) e ciclofosfamida( Genuxal) e não foi moleza, além das dores que vc citou ele atacou minhas mucosas, todas. Tive muitos sintomas parecia que um caminhão tivesse passado em cima de mim. Faz 2 meses que terminei e ainda tenho dores nas pernas e agora meu cabelo está crescendo. Mas é necessário. Para cada caso um remédio, as vezes a quimio é da branca, mas é outra droga, ou as vezes 3 juntas. Mas logo vc já vai ter terminado, Deus nos dá uma força e nos ajuda a ajudar outras pessoas, pensei que não iria aguentar e olha eu aqui. Segunda começo o tamoxifeno. Fica com Deus e tudo de bom, você é uma guerreira! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando começam os sintomas e quanto tempo duram?

      Excluir
    2. A maioria começou três dias depois e duraram cerca de uma semana...o mais importante é a sua cura, essas reações vão passar com certeza. Bjs e fica com Deus.

      Excluir
  5. bom dia Marisa, é muito ruim quando nos sentimos mal, eu estou no quinto ciclo das branquinhas e nao tenho tido nenhuma reação, a não ser o aumento de peso e no segundo dia fico pilhada na velocidade 10, mas a medica ja mudou o medicamento, mas tenha fé que tudo isso vai passar e só vai ser mais um capítulo de nossas vidas, vc já pensou que maravilhoso vc já tem uma historia diferente para contar quando estiver bem velhinha, toda experiencia não e?mas estamos nessa luta juntas cada uma com sua reação não tem jeito. Que voce fique bem, bjus ate a proxima

    ResponderExcluir
  6. Afinal tinhas razao! Fiz a DOC e de doce nao tinha nada! O meu corpo detestou-a! :(

    ResponderExcluir
  7. oi Marisa, mne chamo Sonia e fiz hjoe a minha orimeira aplicação com Doc, no passado ha 15 anos fiz a vermelha ou seja a FEC tinha reações terriveis, mas ja no dia vinha muito mau do hospital, caiu quase todo o meu cabelo, mas como tenho muito não fiquei careca, mas se tiver que ficar dessa vez, vou tirar de letra, o importante é estar curada.
    Beijos e continue firme e forte.

    ResponderExcluir
  8. Olá Marisa, me chamo Elizandra, tenho 32 anos e pelo que vi a minha história parece com a sua, hoje fiz a primeira quimio com docetaxel, e estou um tanto apreensiva. Gostaria de saber como você está e se recuperou totalmento.
    Obrigada bjs
    elizandramiguel@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, marisa. Meu Nome é Estêvão sou acompanhante de minha querida esposa ela vai iniciar a doc no dia 12/11/2013. Foi bom a sua informação pq eu como esposo sofro por demais e tenho de ficar alegre com ela.Mas na verdade pra chorar tenho de ter muito cuidado pra ela não perceber.Deus abençoe vc e sua família e os Blogueiros(A).

      Excluir
  9. Fiz a 4ª sessão de quimio esta semana (maio/2012). Faço a TAC, que utiliza o docetaxel, a doxirrubicina (vermelha) e a ciclofosfamida. Comprei um remédio chamado Emend (não é barato)- laboratório Onco Prod(são 3 comprimidos) tomados no 1º, 2º e 3º dias da quimio, pela manhã. É um laboratório de São Paulo. Graças a Deus, não sinto enjoos com eles. Meus cabelos cairam todos (todos mesmo - do corpo também). Na semana em que faço a quimio sinto cansaço, fraqueza, muita sede, alguns calafrios e durmo muito. No 7º dia da quimio fico melhor. Enquanto fazemos quimio é necessário que a gente se hidrate bem, 2 litros de liquido/dia, pois eliminamos a toxicidade da medicação através da urina e das fezes. Ainda tenho mais 2 sessões e depois radioterapia e mais 1 ano de um medicamento injetável. Não podemos e não devemos perder a esperança. Temos que ter fé, confiar em Deus e Jesus que tudo podem e também confiar nos profissionais que nos tratam e nos avanços da medicina. Tenho 58 anos, fiz mastectomia da mama esquerda e quadrantectomia da direita. E quero viver. Pesquiso muito na internet e, às vezes, fico apreensiva com meu caso. Mas tenho fé. Acredito que podemos ter uma taxa de sobrevida alta. Vamos em frente. Coragem!

    ResponderExcluir
  10. Oi Marisa!! Em outubro de 2010 terminei minhas 8 sessões de quimio, não precisei fazer a radio, uma vez que retirei toda a mama e colocaram o silicone na mesma cirurgia. Fiz 4 da de doxirrubicina e 4 de taxol. Após a quimio teria que tomar 5 anos de tamoxifeno (comprimido)dose diária, uma vez que eu teria 33 anos e ainda não estava no tempo da menopausa. Tomei o medicamento por 1 ano e 4 meses, sempre fui adepta ao esporte eu corria depois das dores do taxol e a médica dizia que eu era um objeto de estudo e após uma pequena maratona que eu participei na cidade onde moro, 2 dias depois tive dores horríveis nas costas. Tive que fazer uma cintilografia óssea e descubrimos que eu estava com metástase óssea. A radioterapeuta não acreditou que eu corria 4 vezes na semana e pedalava(RPM) 5 vezes com tumores na coluna lombar e torácica, pelve, fêmur e articulações do quadril, eu sentia umas dores pequenas mas eu pensava que era de tanta atividade física, sem descanço, uma vez que eu trabalhava nos dois horários e as 19h estava na academia fazendo tudo isso. Comecei então com hormônios: Zoladex,Faslodex e Zometa. Três dias após a aplicação estava sentada e minha vértebra lombar (L2) quebrou sozinha. E ontem eu tive a surpresa, minha onco me encaminhou para a quimio novamente, quer fazer um tratamento ainda mais forte, Zometa(que é para os óssos), docetaxel (primo do taxol) e Navelbine (tão vesicante quanto doxirrubicina), resultado: estou totalmente enjoada e toda quebrada, tudo de uma só vez. E ainda estou completando um mês, hoje, que só saio da cama para ir ao banheiro e ir as consultas. Ter que passar por tudo novamente só me faz ter ainda mais esperanças, tenho 35 anos hoje, ainda não tenho filhos e 5 anos de casada, e muita força de vontade e uma escandalosa fé que tudo irá terminar do melhor jeito possível, só preciso não ter mais nenhuma fratura!! Espero que você tenha se recuperado e que a cura venha logo,logo. Um grande abraço de sua companheira de luta pela vida! Força!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sylvia, boa noite. Comecei ontem a tomar esse medicamento pois descobri também uma metástase óssea. Como voc~e está hoje?

      Excluir
  11. A FÉ é a nossa maior aliada neste processo todo.
    A espiritualidade seja de que forma se manifestar faz parte importante do tratamento e cura.
    Pensar e agir como CURADA tb. ajuda bastante.
    Os efeitos colaterais devem ser encarados como pedras para cosntrução de uma edificação sólida e duradoura de felicidade e amor para com todos e principalmente para conosco prórpias. Devemos nos amar incondicionalmente.
    Sempre que olhamos para o lado podemos verificar que existem pessoas em situações muito mais complexas do que a nossa e o agir solidário faz com que as nossas defesas se manifestem mais intensamente e que "ataquem" o problema evitando a recidiva e a não cura da doença.
    O cancer não é um presente, mas uma oportunidade de revermos valores e atitudes e fazermos com que nossas vidas sejam melhores e mais intensamente vividas.
    Desejo de todo coração que todas nós estejamos felizes curadas e bem e que possamos aproveitar esta exist~encia com a mor, perdão e muita alegria.
    Acreditar e se espiritualizar já faz uma grande diferença.
    Abraços Cláudia

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde a todos. Tive câncer de mama em 2008, tratei por quase um ano com a vermelha e depois a branca (taxol). Agora em 2011 houve metástase par ovario, intestino e peritônio, ocasionando carcinomatose peritoneal. Já faz um ano que faço químio, e já passei pelo taxol, gemzar, navelbine, e não foram satisfatórios, meu CA15-3 está em 600, então a médica optou por iniciar a químio com Docetaxel a partir do dia 02/01/2013. Agora seja o que Deus quiser, porque já entreguei nas mãos Dêle há muito tempo. Desejo muita força a todos que fazem tratamento, que Deus abençõe e que 2013 seja um ano de vitórias na saúde com muita descoberta para a cura desse mal. Beijão. Claudir

    ResponderExcluir
  13. Bom Dia a todas. Meu nome é Cristina, tenho 33 anos sou casada a 9 anos e ainda não tenho filhos.Estou com CA de mama diagnosticado como carcinoma mámario invasor não classificado, está foi a conclusão do laudo da biopsia, na verdade até agora não entendi muito bem qual o meu tipo de CA, mas enfim é um CA e eu preciso trata-ló. Tive o resultado em Agosto de 2012 e em Outubro de 2012 inicie a minha primeira quimio já passei pelo primeiro ciclo e graças a Deus meu nodulo que era de 4cm já desapareceu na primeira sessão de quimio. Em relação aos sintomas acho que sou uma pessoas muito abençoada pois não tive praticamete nada, apenas um mal estar depois de uns 4 a 5 dias da sessão e um constante refluxo mas nada insuportavél. A partir de Janeiro de 2013 meu ciclo muda para a quimio com o DOCETAXEL espero que o meu corpo reage da mesma forma que reagiu com o pimeiro ciclo. O que eu tenho feito e acho que tem ajudado bastante e não pensar que estou com essa doença horrivél, penso que estou fazendo um tratamento como outro qualquer vou ao hospital tomo o rémedio e volto pra minha casa e graças a Deus tenho uma familia maravilhosa que me apoia. Espero que passe logo essa face da minha vida e que eu não tenha nenhum diagnostico de ter voltado depois de um tempo como alguns casos relatados a cima. Deseja a todas que estejam passando por isso que Deus conforte o coração de vocês e de força para superar tudo isso. Abraços a todas e Boa Sorte. Marisa um abraço pra vc e que vc se recupere o mais rápido possivél. Fiquem todas com Deus.

    ResponderExcluir
  14. Tenho 30 anos, estou com carcinoma lobular invasivo, já fiz 4 sessoes de quimioterapia e agora dia 15 de fev vou trocar a medicação p docetaxel, to com medo dos efeitos colaterais, me sinto como uma criança com medo de tomar injeção...
    Confio no Senhor Jesus , mas como ser humano imperfeito as vezes me sinto insegura...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Alzira. Também tenho um diagonostico de carcinoma lobular invasivo. O meu caso foi um terrível erro ´médico, que não dectectou o nodulo. O lobular é um tipo "encapisulado" no lóbulo da glandula mamria e menos agressivo.Acabei de fazer a última quimio, com docetaxel. Usei o EMEND para enjoo (pago pelo plano de saúde). Cuidado com a imunidade, as quedas de neutrofilos são medonhas. O que me ajudou muito a tirar os efeitos das quimios com taxotere foi a acumpuntura. Passava muito mal uns 10 dias, com as agulhas a crise medonha passou para 03 dias. Para a garganta e boca (feridas),faça laser com dntistas especializado. Usei com muito sucesso, bochecho com bicarbonato de sódio. Tive muita sapinha, pela destruição das defesas. Use nistatina preventivamente a partir do 3o dia da quimio. Tudo passa! Fica com Deus!

      Excluir
  15. Meu DEus, fiz minha primeira Docetaxel sab. Pensei que estaria livre dos problemas...mas tres dias depois, uma avalanche de dores e mal estar me soterrou...nao enho forcas nempra me levantar...mas preciso reagir, pois ainda faltam tres sessoes... Sqo dores insuportaveis, que nos dilaceram, corpo, boca ,a gargAnta entao! So Jesus na causa... Tudo passa..

    ResponderExcluir
  16. Alguém precisa da medicação Genuxal 200mg, tenho a preço de custo, estou vendendo mais em conta pra me ajudar a custear a demais medicaçoes. Quem tiver interessado entre em contato dayanealice@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Marisa li seu blog e fiquei sabendo ontem q vou usar a msm medicacao q vc ...Se puder deixe um comentario no meu blog me dizendo como vc esta hj. Um forte abraco, fika c DEUS . Rosi cancerdemam44@,gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Olá Sylvia Galvão, li seu depoimento e fiquei impressionada com sua força e coragem!!! Tô em tratamento de quimioterapia para câncer de endométrio!!! Tenho passado mal tb, sou mulher de fé e só em Deus encontraremos forças para superar essa devastação q a quimioterapia faz em nossa vida!!! Espero q vc tenha recuperado sua saúde!!!
    Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir

:o)