quinta-feira, 25 de novembro de 2010

(D)efeitos colaterais

É alguns (d)efeitos colaterais vieram, a minha boca ficou extra-seca, todos os alimentos sem sabor, dor de estomago, irritação, dor nas unhas, na cabeça, cansaço, uma sensação que minhas pernas pesam uma tonelada cada, às vezes insônia. Depois de dez dias acho que esta passando.
A quimioterapia vermelha ou branca, ambas tem (d)efeitos colaterais, mas são diferentes. Para mim acho que a branca está sendo pior, ou será que é porque a vermelha já acabou, então penso que foi menos pior, sei lá, eu tinha a ilusão que a branca iria pegar mais leve. rsrs
Mas apesar de tudo estou bem, todas as reações são normais, são o que os médicos sempre dizem: é normal são reações da quimio.
Vamos seguindo em frente sempre, pois Deus está no comando.
"Senhor dá-me serenidade para aceitar tudo aquilo que não pode e não deve ser mudado. Dá-me força para mudar tudo o que pode e deve ser mudado. Mas, acima de tudo, dá-me sabedoria para distinguir uma coisa da outra."

22 comentários:

  1. Marisa, Marisa.
    Sonho com o dia, e ele há de chegar, onde a medicina desenvolverá meios onde esses (D)efeitos indesejáveis fiquem somente nós arquivos do passado.
    Por enquanto o que proporciona alento é saber, que ao término, tudo, mas tudo mesmo volta ao normal.
    Unhas, pele, cabelos, apetite, uma boa noite de sono.
    Com o nascimento de uma mulher muito mais forte.
    Esta passando... agora falta pouco.
    Fique com Deus.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marisa...Força nessa etapa. É incrivel como tentamos nos livrar dos pêlos extras, trazendo toda nossa feminilidade, mas qdo isso nos chega por outros motivos, como a quimio, nos doi tanto, né??? Depois que terminei meu tratamento, mesmo me sentindo bem, de vez em quando, a cada situação decorrente, como a menopausa precoce, p ex, lembro q ainda tenho e terei uma relação muito intima com o cancer.
    Bem, atualmente, vc, seu blog e sua força é que me tem motivado...Boa Sorte!!!
    Marilbrito

    ResponderExcluir
  3. Logo logo tudo isso será passado. ..Sem dúvida um passado díficil , mas com a certeza que DEUS ESTEVE e está presente em cada momento..muitas das vzs até nos carregando no colo..
    beijão.

    ResponderExcluir
  4. Oi Marisa..
    Como esses sintomas são complicados, né?
    Só nós sabemos..
    Mas da mesma maneira que vieram, eles se vão embora...
    Só falta uma.
    Deus está conosco..
    Beijos :D

    ResponderExcluir
  5. Querida Marisa, senti as mesmas coisas que vc e tb ás vezes acho que as "branquinhas" foram mais pesadas. Essas sensações de pesos nas pernas eram o que mais me incomodavam... Mas, hoje posso dizer que passou. São águas passadas... Acredite! vc vai voltar ao normal!Está acabando! Continue com essa fé e essa força!!!!
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  6. Oi Marisa, que bom que colocou DEus a frente , só ele mesmo para nos dar força e paciência para passar por momentos tão difíceis.
    Um grande abraço,
    Michelli

    ResponderExcluir
  7. Admiro muito a força de todas vocês, minha mãe irá passar pela primeira sessão de quimio amanhã, estou desesperada, já li diversos depoimentos, mas é minha mãe!É diferente...
    A gente sempre pensa que o problema só acontece na casa do vizinho né...Estou certa de que teremos sucesso neste tratamento, minha mãe é a mulher mais forte que conheço, minha heroína, vai superar tudo isso.
    O pior de pesquisar sobre o assunto é sempre esperar o pior, o melhor de tudo isso é que estaremos preparadas. Que Deus no ajude e me de forças para dar suporte a ela.

    ResponderExcluir
  8. Oi Marisa, minha mãe terminou a radio semana passada, e semana q vem acaba a radio, além dos sintomas citados acima, a mama da minha mãe esta descascando, parece carne viva, tenho até agonia de olhar, e o médico disse, q ira acontecer na mama toda. isso aconteceu com vc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconsidere o texto acima.

      Oi Marisa, minha mãe terminou a radio semana passada, e semana q vem acaba a quimio, além dos sintomas citados acima, a mama da minha mãe esta descascando, parece carne viva, tenho até agonia de olhar, e o médico disse, q ira acontecer na mama toda. isso aconteceu com vc?

      Excluir
    2. Olá, eu usei um creme receitado pelo meu médico para aliviar as queimaduras, sabe a minha pele ficou vermelha e depois foi escurecendo, não descascou muito. O nome do creme é Betsona, e não deveria ser usado antes da rádio, sempre após. Eu recebi esta recomendação que antes da rádio a pele deveria estar totalmente limpa e seca, sem nenhum creme ou hidratante, e logo após a sessão deveria usa o creme ou hidratante. Um grande abraço e boa recuperação para sua mãe.

      Excluir
    3. meu nome é isabel e tenho cancer de mama com metastase na coluna ja fiz, a quimioterapia vermelha e atualmente estou na branca.Achei a branca bem pior e estou me sentindo, mais fraca, mas tenho esperança que tudo isso vai passar e tento viver um dia depois do outro. o cancer que tenho é ductal grau 2 infiltrante.gostaria de saber mais sobre ele. um abraço

      Excluir
  9. Olá!!! me chamo Natália,tenho 26 anos e descobri q tenho c.a de mama a 3 meses,já estou fazendo a quimio será 8 seções,4 vermelhas e quatro brancas,fiz a primeira com uma semana senti o meu rosto todo dolorido pq tenho espinhas e elas escureceram,existe pomadas para q elas ñ escureção e nem doloridas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natalia também tinha algumas acnes nas costas e escureceram, a minha pele ficou bastante ressecada, eu não tomava sol, usei bastante protetor solar e hidratante, e hoje não tenho mais acnes e as manchas escurecidas sumiram, então tenha paciência é a fase da transformação da borboleta rs logo tudo vai passar. Bjs e obrigada pela visita.

      Excluir
  10. a amei muito esse seu blog!!! e verdade seja dita com o nosso DEUS TUDO FICA MAIS FACÍL ENFRENTAR!!!! um abraço!!!!

    ResponderExcluir
  11. Força, Fé e Foco
    Estamos nessa batalha juntas, tenho 39 anos e uma câncer de mama desde 14/6/2012.
    Fiz mastectomia total e estou na fase da quimio..
    Vamos vencer, porque Deus é maior que esta "doençazinha"
    Um grande abraço
    Eliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida,boa noite! Espero que vc possa me ajudar tenho 36 anos fui diagnosticada com um carcinoma triplo negativo, fiz uma mastectomia completa dia 04 de Junho e já fiz minha primeira químio vermelha, vou fazer aquele esquema de 4 vermelhas com intervalo de 21 dias e 12 diárias. E depois 30 rádios ... Minha dúvida é a seguinte, quando vou começar mudança no meu apetite, paladar, pq por enquanto estou sempre faminta e não enjoo com nada. Mas semana passada era para eu ter feito minha segunda químio mas minha imunidade estava muito baixa e juro q me sinto bem. Vc acha isso normal???
      Sinto muita fome, vontade de caminhar, nadar etc... Mas estou essa semana na bolha
      Atenciosamente
      Carol
      Enviado do meu iPad

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Deus esta no comando,entrego tudo nas maos dele.Tenho um comentario a fazer
    acho que as mamografias estao falhando,pq nao se ve nodulos nelas,meus exames estavam em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Eliana, no meu caso na mamografia não deu para ver o nódulo e sim no ultrassom. O meu onco sempre pede os dois exames...tem alguns fatores idade, mama densa que atrapalham a imagem da mamografia...

      Excluir
    2. Lá meninas terminei a vermelha, comecei a branca sentir mal no dia seguinte mas nada grave só um friu muito forte sem febre e dor de cabeça, isso foi no sabádo ja que eu fiz quimio na sexta , mas na segunda que é hoje fui pra faculdade normalmente beijos Deus vai nos ajudar e nossas mamas vão ficar curadas

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

:o)